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Cinco acessórios indispensáveis para praticar pilates em casa

O pilates é uma prática que tem conquistado cada vez mais adeptos ao redor do mundo, graças aos seus inúmeros benefícios para o corpo e a mente. A Associação Brasileira de Academias (Acad) constatou a existência de 33.157 academias de pilates em todo o Brasil, com mais de 8 milhões de alunos em 2014, e esse número só aumentou nos últimos anos.

Criada pelo alemão Joseph Pilates, é uma técnica que visa ao fortalecimento, alongamento e equilíbrio do corpo, focando na conexão entre a mente e o corpo. E uma das grandes vantagens do pilates é a possibilidade de praticá-lo em casa. Ainda de acordo com a Acad, durante a pandemia, alguns aplicativos de prática de pilates registraram aumento de visualização em 200%.

Se você já faz pilates ou quer começar praticando em casa, vem conferir o artigo supercompleto que criamos para ajudá-lo com os acessórios indispensáveis e dicas para praticar o método em casa.

Benefícios de fazer pilates em casa

  • A prática de pilates em casa oferece a flexibilidade de ajustar os horários de acordo com sua agenda;
  • Elimina a necessidade de se deslocar para um estúdio, economizando o seu tempo e dinheiro;
  • Você pode personalizar sua rotina de acordo com suas preferências e necessidades específicas, por exemplo, exercícios voltados para má postura, dores no ombro ou joelho;
  • Praticar pilates em casa cria um ambiente familiar e confortável, que pode aumentar a sua motivação e tornar o exercício mais agradável.

Agora vamos falar sobre equipamentos. Separamos cinco opções práticas e que não exigem muito espaço de armazenamento, mas que vão fazer a diferença nos seus exercícios. Confira:

Conhecido também como magic circle ou anel de pilates, o pilates circle foi desenvolvido para posicionar e alinhar corretamente as diferentes partes do corpo trabalhadas durante os exercícios ele é indicado para o reforço dos músculos profundos, tanto em membros superiores e inferiores, como braços, pernas, coxas e abdômen, possibilitando vários exercícios.

Por ser leve, prático, fácil de usar e extremamente eficiente, pode ser utilizado por pessoas com diferentes níveis de treinamento e mobilidade, por exemplo. 

A bola suíça, ou de pilates, foi desenvolvida para trabalhar todo o corpo e é um dos equipamentos mais conhecidos da prática. É ideal para exercícios de fortalecimento muscular, alongamento e correção de postura. 

Existem bolas de diferentes tamanhos, e a sua escolha certa depende do seu tamanho.

Conhecidas também como flex band, a faixa elástica é recomendada principalmente para alongar e fortalecer os músculos profundos estabilizadores do ombro, além de complementar treinos de musculação e funcional. As faixas são muito utilizadas para alongamentos de forma geral. 

O tapete oferece um acolchoamento essencial que protege o corpo durante a realização dos exercícios de pilates. Ele minimiza a pressão sobre as articulações e ossos, proporcionando um ambiente mais confortável para executar os movimentos, especialmente aqueles que envolvem deitar, sentar ou apoiar-se.

Com um sistema de “tensão opposing”, o plank é portátil e possibilita a realização de centenas de exercícios. A ideia é fazer com que você tenha a cada dia novas possibilidades para exercitar o maior número de fibras musculares possíveis. O equipamento pode ser utilizado para executar qualquer nível de exercício e tem ajustes que permitem atender às mais diversas necessidades, com quatro níveis de resistência. 

Agora que você já sabe os equipamentos que precisa para fazer pilates em casa, confira algumas dicas que separamos para o seu exercício.

Cinco acessórios indispensáveis para praticar pilates em casa

Quatro dicas para praticar pilates em casa:

  • Prepare um espaço adequado para a prática dos exercícios, esteja com roupas confortáveis e que permitam movimentos livres. Também é superimportante, se possível, evitar interrupções para não realizar algum movimento de forma errada ou se distrair da postura correta;
  • Utilize vídeos ou guias confiáveis que forneçam instruções claras sobre a técnica e execução correta dos exercícios. Certifique-se de entender cada movimento antes de praticar;
  • Antes de iniciar a prática, faça um aquecimento leve com alguns alongamentos para preparar seu corpo e evitar lesões;
  • E o mais importante: se sentir qualquer desconforto ou dor durante algum exercício, pare imediatamente e ajuste sua posição. Se a dor persistir, procure um especialista.

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