Placeholder canvas
Placeholder canvas

FRETE GRÁTIS À PARTIR DE R$ 300,00

Pilates atrai de iniciantes a atletas olímpicos

João Carlos Martins, CEO da MetaLife. Foto: Ariadna Rubia Rios Campos

Criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates no período da 1.ª Guerra Mundial, o pilates chegou ao Brasil na década de 1990. Até por conta da sua origem, a atividade no início foi atrelada à eficiência no processo de recuperação de lesões e outras enfermidades.

De lá para cá, evoluiu, apresentou outras facetas, conquistou seu espaço e, atualmente, demonstra ser uma atividade praticada por crianças até idosos.

Com tamanha versatilidade, a modalidade atraiu até mesmo atletas de high performance, beneficiados com a prevenção e recuperação de lesões, assim como com o aprimoramento físico e técnico.

O cenário mudou. Atualmente encontramos pessoas em busca dos estúdios para recuperação e reabilitação e melhor qualidade de vida”, explica João Carlos Martins, CEO da MetaLife, maior fábrica de aparelhos de pilates da América Latina e a segunda maior do mundo em capacidade de produção.

Provas do dinamismo e eficiência da atividade podem ser encontradas em diversas equipes nacionais. “(No futebol), a MetaLife hoje é exclusiva do Corinthians. Estamos também na seleção brasileira de vôlei, tanto em Saquarema quanto em Barueri, onde temos nossas unidades dando suporte. Apostamos muito nisso.

Mercado agregador

A empresa sempre acreditou no potencial do pilates na área esportiva. Tanto que a MetaLife participou pela 15.ª vez do Fitness Brasil, o maior evento de fitness, esporte, saúde e bem-estar do País, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 16 e 19 de agosto.

Tradicionalmente, as empresas do setor costumam marcar presença apenas em eventos relacionados com a área de saúde. Mas, até por ser uma referência no mercado, a MetaLife sempre acreditou no potencial da atividade também na área fitness.

Aliás, esses fatores caminham lado a lado desde a criação da companhia, há 19 anos. No início, a ideia era trabalhar com camas hospitalares. Entretanto, a cirurgia de um tenista brasileiro realizada na França mudou o cenário.

Durante o processo de recuperação no Brasil, a fisioterapia precisou de uma solução para o tracionamento. “Quando fizemos essa adaptação, percebemos que isso era pilates. Aí fomos nos enfronhar nisso e construímos nossa história”, destaca Martins.

Esse posicionamento no ramo fitness, claro, não significa uma mudança de ares. Muito pelo contrário! De forma diversa, a atividade “abraça” os diferentes públicos, atendendo a todos os objetivos.

É importante não esquecer as origens. Hoje recebemos as novas adesões, mas não esquecendo aqueles que precisam do pilates”, destaca Martins, ressaltando assim o valor do método para a área de saúde e reabilitação.

Atual cenário

Com 19 anos de história, a MetaLife tem propriedade para avaliar o desenvolvimento da atividade no País. Afinal, mais de 38 mil dos cerca de 55 mil estúdios de pilates existentes no Brasil utilizam os aparelhos produzidos pela marca.

A evolução da empresa ocorreu com base em erros e acertos de decisões que tomamos durante o tempo, permitindo hoje alcançar esse share”, explica o CEO da empresa.

Para alcançar os resultados, a empresa também atuou na divulgação e na disseminação da atividade, ajudando na apresentação dos benefícios do pilates para os brasileiros. “Ninguém tinha o alcance que a MetaLife conseguiu.

Essa abrangência permitiu atrair praticantes para a modalidade, que conheceram os benefícios e começaram a replicá-los. “Antes era uma coisa específica, um trabalho complementar, indicado por um médico, para uma reabilitação”, lembra.

Hoje, o cenário é diferente, com o método atuando como uma realidade tanto na área de saúde quanto no segmento esportivo.

Entre os exemplos existentes, é importante recordar a importância do fisioterapeuta e, consequentemente, do pilates na recente pandemia.

Em um primeiro momento, esses profissionais atuaram diretamente nos hospitais contribuindo para salvar a vidas. Na sequência, eles aplicaram seus conhecimentos na reabilitação das pessoas. “Isso demonstra uma parte ativa e atuante de como o fisioterapeuta usando o pilates consegue resultados espetaculares.

Crescimento da atividade

Com o crescimento demonstrado nos últimos anos, hoje o pilates também se tornou relevante em dois outros contextos, abrindo novos caminhos para os profissionais que atuam na área.

Entre eles, o trabalho com as crianças. Em uma geração digital, a atividade se transformou em uma ferramenta valiosa para desenvolver habilidades, contribuindo para a coordenação motora e o bem-estar.

Na outra ponta estão os mais velhos, que entendem a importância da atividade física para a conquista da desejada qualidade de vida. Este grupo encontrou no pilates a atividade perfeita para exercitar o corpo, respeitando possíveis limitações.

A minha mãe completará 90 anos e pratica pilates. Basta observar a felicidade dela quando volta do estúdio para entender como isso está colaborando para sua longevidade.

Objetivos

Para Martins, ver o desenvolvimento do pilates se transforma em algo prazeroso e satisfatório, porque permite contribuir diretamente com a conquista da qualidade de vida da população.

Com o propósito de levar esses benefícios para uma parcela cada vez maior da sociedade, ele diz que o próximo passo é disseminar o pilates para a classe média, conquistando assim um maior número de praticantes.

Dessa forma, ele avalia que o segmento tem muito para crescer. “Sou muito otimista. E acredito que precisamos trabalhar com números. Em um País com aproximadamente 210 milhões de habitantes, você tem apenas 2 milhões de usuários de aulas de pilates, o que demonstra um potencial gigantesco para o crescimento.

Para complementar sua análise, Martins recorda que a modalidade hoje está mais atuante nas classes A e B. “Elas representam de 7% a 12% da população. Então, só aqui estamos falando em aproximadamente 22 milhões de pessoas ou mais”, finaliza o CEO da MetaLife.

No final, todos aproveitam uma vida mais saudável e com qualidade, independentemente dos objetivos ou da idade.

Deixe um comentário

CONDIÇÕES IMPERDÍVEIS!!

Faça a opção pelo melhor e fale agora com nossos consultores