Placeholder canvas
Placeholder canvas

FRETE GRÁTIS À PARTIR DE R$ 300,00

Como tornar mais prática a gestão empresarial do seu estúdio de pilates

Montar um estúdio de pilates é o sonho de vida de muitos profissionais. Mas gerir um estúdio de pilates não tem a ver apenas com a prática e aperfeiçoamento das técnicas da atividade em si para que qualquer negócio, não importa o setor em que esteja, tenha sucesso, é essencial uma gestão eficiente e estratégica

A gestão empresarial é uma peça-chave para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer empreendimento. Com ela você entenderá os pontos fortes e os pontos de melhoria do seu negócio, as oportunidades do mercado, e terá um desenho mais claro de que caminho seguir e por qual motivo. Tudo isso também terá um impacto significativo no atendimento e serviço ofertado para o seu cliente.

Neste artigo exploraremos estratégias para tornar a gestão empresarial do seu estúdio de pilates mais prática e eficaz. Acompanhe!

A importância de uma boa gestão e plano de negócios 

A gestão empresarial é uma estratégia direcionada à condução de um negócio a melhores resultados, e leva em consideração a organização de processos, o controle das finanças, a administração dos recursos humanos e materiais e todos os pontos importantes para a manutenção e sustentação de uma empresa.

A gestão empresarial tem como norte um plano de negócios, um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. 

Um plano de negócios detalha as estratégias de marketing e aquisição de clientes, identificando as melhores táticas para atraí-los e retê-los no estúdio de pilates. Isso pode incluir estratégias online, parcerias com profissionais de saúde, promoções, programas de fidelidade e outras iniciativas para aumentar a base e fidelizar ainda mais os seus clientes. Quando bem feito, e constantemente revisto, um plano de negócios ajuda a desenvolver o seu espaço.

O Sebrae disponibiliza gratuitamente um manual para criação do seu plano de negócios.

Agora é hora de falar sobre dinheiro confira algumas dicas para criar um planejamento financeiro estratégico.

Dicas para um bom planejamento financeiro

Um plano de negócios bem elaborado também inclui projeções financeiras, orçamentos e estratégias para gerenciar o fluxo de caixa, os custos operacionais, os investimentos necessários mês a mês e a rentabilidade do seu estúdio. Planejar financeiramente ajuda a prevenir problemas financeiros, garante a viabilidade econômica da operação a longo prazo e traz previsibilidade de caixa.

Aqui estão algumas dicas para um bom planejamento financeiro:

  • Crie um orçamento detalhado que inclua todas as despesas operacionais, como aluguel, salários, equipamentos, marketing, manutenção e outras despesas. Mas atenção: é essencial que você registre todos os custos, por menores que sejam. Cuidado com custos ocultos eles podem representar entre 15% e 40% da sua capacidade empresarial;
  • Acompanhe e revise regularmente o orçamento para garantir que esteja alinhado com a realidade financeira do seu negócio. O planejamento financeiro só faz sentido se estiver atualizado;
  • Mantenha um controle preciso do fluxo de caixa, monitorando as entradas e saídas de dinheiro diariamente ou semanalmente. Não seja pego de surpresa;
  • Faça uma análise do seu mercado para definir preços competitivos, levando em consideração a localização, o público-alvo e a qualidade dos serviços oferecidos. Também é importante garantir que esses valores estejam alinhados com a inflação, os padrões do setor e que, claro, cubram todas as despesas de operação;
  • Crie uma reserva de emergência para lidar com imprevistos, como reparos inesperados, flutuações no fluxo de clientes ou despesas inesperadas. Leve em consideração um valor que cubra os custos do seu estúdio durante um período de três a seis meses.

Agora que você entendeu a importância de uma gestão estratégica, um plano de negócios e o planejamento financeiro, vamos às dicas práticas para gerir o dia a dia do seu estúdio de pilates.

Dicas práticas para gerir seu estúdio com o App Família Metalife

A Metalife traz a solução através da Família MetaLife.

  • Utilize ferramentas e softwares de gestão disponíveis no mercado. Já existem diversas opções voltadas para o mercado de pilates, com as quais você pode gerenciar as aulas marcadas, fazer o controle de pagamentos dos alunos, cuidar do gerenciamento de clientes e realizar o acompanhamento do desempenho dos instrutores, por exemplo;
  • Defina quais serão os processos e os procedimentos operacionais padrão para as ações diárias do estúdio. Isso inclui desde o atendimento ao cliente até a manutenção do equipamento e a definição das escalas e intensidade de aulas. Procedimentos claros garantem consistência na prestação de serviços, ajudam a evitar erros, aumentam a produtividade da equipe e melhoram o encantamento dos clientes, que são impactados pela organização de todas as ações;
  • Manter uma agenda de aulas bem organizada é essencial para otimizar o uso do espaço e garantir que cada instrutor tenha uma carga de trabalho equilibrada. Você também pode utilizar um sistema de agendamento que permita aos clientes marcarem suas aulas com facilidade, o que ajuda a melhorar a experiência deles com o espaço;
  • Ofereça treinamentos regulares para seus instrutores, mantendo-os atualizados com as últimas técnicas e tendências em pilates. Também é essencial  a manutenção periódica dos aparelhos, o que aumenta a produtividade, melhora a qualidade dos equipamentos, auxilia na redução dos custos e garante a segurança dos profissionais e clientes.  

Com práticas de gestão sólidas e bem estruturadas, seu estúdio de pilates estará mais preparado para enfrentar os desafios e crescer no cenário competitivo atual.

Agora vamos dar mais uma dica estratégica: tenha parceiros que comprem os seus objetivos e ofereçam as melhores soluções para o seu dia a dia. Esse é o propósito da Metalife.

Conte com parceiros referência no mercado: conheça a Metalife

A Metalife é a mais admirada empresa fabricante de aparelhos de pilates do Brasil, que busca continuamente inovação e excelência na produção de equipamentos e acessórios e no relacionamento com os clientes.

Investimos muito em padrão de qualidade internacional, versatilidade e segurança. É por isso que somos a marca mais recomendada pelos profissionais de pilates do País.

Vem conversar com um de nossos consultores!

Deixe um comentário

CONDIÇÕES IMPERDÍVEIS!!

Faça a opção pelo melhor e fale agora com nossos consultores